Quem tem mais de 35 anos, com certeza, vai lembrar o que estava fazendo no dia 1º de maio de 1994, data do acidente que vitimou o piloto e ídolo brasileiro Ayrton Senna. Perto de completar de 24 anos da morte de Senna, 80 cinemas do Brasil vão exibir nas telonas “Ayrton Senna, o musical”. O Blog Santos Em Off conversou com o diretor Adriano Norberto, da Orange Cinecolor, que pretende democratizar o acesso à cultura em todo o Brasil levando conteúdos especiais para os complexos cinematográficos. Em Santos, haverá exibição no Cinemark, no Praia Mar.

Adriano, qual é a expectativa de vocês para a exibição do Musical nos cinemas?

Estamos em mais de 80 cinemas, 60 cidades e a expectativa é que o Brasileiro entenda a proposta da Cine Experience e vá assistir ao Musical do Senna pois o objetivo maior é levar o melhor da cultura e do entretenimento para uma grande maioria que não tem acesso aos espetáculos do eixo Rio /SP por meio dos cinemas

Isso é pioneiro no Brasil. Como foi a primeira experiência de vocês com esse tipo de projeto?

A primeira experiência teve uma aceitação imediata dos exibidores cinematográficos e da produtora teatral que entenderam a necessidade sociocultural do projeto. Quanto às vendas de ingressos o resultado foi tímido pois, além de ser novidade o tempo de divulgação foi curto.

É sabido que existe muita qualidade no teatro brasileiro, mas ainda é uma atividade cultural não tão popular. Você acha que essa parceria com a exibição em cinemas pode alavancar ainda mais o teatro nacional? o cinema e o teatro? toda a produção cultural?

A Cine Experience nasceu da minha necessidade na adolescência de ter acesso aos conteúdos que nunca chegavam na minha cidade, Salvador-BA. Acredito que muitos brasileiros carregam este sentimento. Partindo do princípio que a partir de agora, muitas cidades são contempladas com os espetáculos nos cinemas, muitas pessoas passam a ter acesso aos conteúdos, abrindo o canal de interesse para a cultura. O que espero de verdade é que os empresários invistam na cultura das suas cidades, com isso o teatro, o cinema, a literatura, a dança, a musica…. tudo cresce e o povo brasileiro agradece!

Vivemos uma carência de referências, principalmente nos Esportes. Você acha que o Senna merece ainda mais reconhecimento por tudo que fez pelo País?

Muito além de esportista, o Senna foi um brasileiro que deixou um legado social por meio do seu instituto que já beneficiou mais de 20 milhões de brasileiros através da educação. Precisamos aprender a valorizar os nossos ídolos!

Como será a transmissão no dia 1 de maio em quantas cidades?

Já passamos de 60 cidades no Brasil. Isso envolve as capitais, interiores de todos os tamanhos, principalmente aqueles que não tem estrutura de teatros para receber grandes eventos como o musical do Senna mas tem uma sala de cinema equipada com som, telão que possa levar a emoção do espetáculo presencial para as pessoas que não teriam acesso. O dia 1 de maio é um dia em que todo o brasileiro que viveu aquele momento trágico lembra exatamente o que estava fazendo. Queremos levar a alegria do musical para este dia pois o Senna continua aqui conosco por intermédio dos fãs e do incrível trabalho social desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna.

Já existem projetos de outras exibições? Quais?

A Orange no início do ano associou-se à Cinecolor, maior distribuidora de audiovisual da América Latina, para aumentar ainda mais o leque de opções para o mercado. Estaremos transmitindo no dia 26 de maio a final da Champions League nos cinemas. Além do Senna, musical da Aventura entretenimento, temos outros musicais em vista, Shows ao vivo e muitos outros temas que serão oferecidos para que possamos viver grandes experiências dentro de uma sala de cinema. Isso é “CINE EXPERIENCE!”

 

Assista ao trailer: https://youtu.be/haOyuI38TAY 

A conferir.

https://www.linkedin.com/in/glauco-braga-jornalista/