​Divulgacao/PMS

Com as finanças em frangalhos, a Prefeitura de Santos ficou desde o dia 3 de janeiro sem receber um centavo sequer de 15 mil carnês do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU). Os problemas aconteceram no código de barras da cota única e também na quitação da primeira parcela que venceu no começo da semana passada. O contribuinte ia para a fila do banco, não conseguia pagar e era aconselhado a procurar o Poupatempo.  Isso provocou uma corrida ao local que recebeu mais de 2 mil pessoas reclamando do problema. Santos distribui 200 mil carnês por ano.

Os carnês também apresentam outros problemas. Em um caso, a moradora recebeu 11 prestações para pagar e a 12a veio para o vizinho quitar. O que ocorreu na maioria das vezes foi que o valor do pagamento era diferente do que constava no código de barras.

A Prefeitura alega que, no carnê de 2016, na primeira folha, que quase ninguém lê, constava que os contribuintes deveriam atualizar seus dados no site do Poder Público, mas mesmo quem fez isso não conseguiu imprimir o boleto para pagar.

Para ganhar tempo e tentar resolver a confusão, a Prefeitura prorrogou os vencimentos para 30 de janeiro.

Poupatempo

Caro leitor ou mesmo um jornalista que esteja à procura de uma pauta, evite o Poupatempo do Centro de Santos. O local já está sendo chamado de Poupafrio. A temperatura ambiente chega aos 29 graus e os funcionários e a população estão passando mal.

Para conferir, preste atenção nas funcionárias sempre tão bem vestidas e embelezadas com lenços ou echarpes. Isso não existe mais. Ou tiravam ou desmaiariam de calor.

A situação é tão crítica no imóvel antigo que possui duas entradas e não tem janelas, que quem possui ventiladores vira alvo de inveja de muita gente. A solução pode chegar somente no fim de janeiro com a promessa da chegada de 20 ventiladores. Já existem setores ameaçando tomar uma atitude radical se não forem tomadas providências.

O Blog Santos em Off apurou que o consórcio que administra o Poupa tempo estaria com problemas de caixa. Isso resultaria na falta de manutenção do ar-condicionado.

Parece que até o básico está em falta para os funcionários como fio dental ou mesmo sabonete. A conferir.

Atenção! O pau quebrou na manhã desta segunda-feira no Poupatempo do Centro de Santos. Muitos contribuintes tentaram pagar o IPTU e não conseguiram. Houve até uma tentativa de invasão da sala do secretário adjunto de Finanças da Cidade.