Coluna “Política em On”- 15/03/2020

Quem matou?
Após o falecimento por infarto do ex-ministro de Bolsonaro, Gustavo Bebiano(foto), neste sábado (14), por infarto e depois de tudo o que ele disse no Roda Viva da TV Cultura fica a pergunta: Quem matou Marielle, matou Bebiano? Esse infarto merece investigação! Bebiano era pré-candidato do PSDB à Prefeitura do Rio de Janeiro.

binano

Aulas suspensas
O covid-19 e as suspensões das aulas em quase todas as cidades da Baixada. Sem ter com quem deixar os filhos, como os pais trabalharão? Será uma bola de neve sem fim.

Pau no servidor
A Policia Militar desceu o cipó nos servidores na segunda votação do projeto que mudou a previdência dos trabalhadores. Coincidência ou não, a Assembleia Legislativa do Estado recebeu um crédito suplementar de R$ 6 milhões no dia seguinte à aprovação. Uma vergonha!

Troco nas urnas
Os deputados estaduais ligados à Baixada, Professor Kenny (PP), Tenente Coimbra (PSL), Paulo Correa Jr (DEM) e Wellington Moura (Republicanos) votaram contra os trabalhadores e pela reforma da previdência proposta por Doria. Os trabalhadores prometem dar o troco nas urnas nas eleições que eles venham a participar daqui para frente. Caio França (PSB) foi o único que votou contra o projeto.

depu

Conversas
Há conversas pesadas sendo realizadas em Santos e São Paulo definindo nos próximos dias o candidato do grupo de apoio de João Doria à Prefeitura de Santos. Esse grupo envolve PSDB, DEM, PSD, PV, PSL, PP PRB entre outros.

Em SP
Essas conversas fizeram com que o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa ficasse em São Paulo alguns dias durante a última semana.

Vice
Dória quer lançar o deputado estadual Professor Kenny (PP) para prefeito com apoio do seu grupo e quer que Gilberto Kassab (PSD) e seu vice-governador Rodrigo Maia (DEM) decidam o vice entre Ivan Sartori –foto- (PSD) e José Renato Quaresma (DEM). São perfis diferentes. Ex-presidente do Tribunal de Justiça, Sartori tem experiência em gestão pública e Quaresma é um empresário de sucesso.

ivan

Pressão
A estratégia de Dória é usar Santos como moeda de troca para ter as outras legendas apoiando na Capital e em outras localidades importantes para o PSDB. Problema é que o comando do partido pressiona Dória a lançar João Paulo Papa (PSDB) tirando-o da assessoria da Presidência da Sabesp. Outra parte, ligada a Alckmin, quer deixar a decisão com Paulo Alexandre Barbosa! Afinal, o tucanato não quer perder o ninho que disputa desde 1992 e só venceu com Barbosa.

Só observando
Todos os personagens desse jogo de xadrez estão se movimentando muito. Menos Papa. Ele só entra no jogo se o partido e Dória mandarem. Senão, fica na Sabesp e apoia o candidato que o PSDB definir.

PAB tenta convencer Dória
Paulo Alexandre esteve com Dória umas três vezes nessa semana (foto) querendo que ele optasse pelo seu secretário de Governo, Rogério Santos. Dória respondeu que aguardará a decisão das prévias regulares do Diretório Municipal e Estadual do partido.

dodo

Papa fora
Se a resposta de Dória ao prefeito Barbosa for verdadeira, Papa está fora da disputa, já que sequer para as prévias se inscreveu.

PDT definido
A Executiva do PDT de Santos se reuniu nesta sexta-feira (13), na sede do Diretório Estadual na Capital com o presidente nacional do PDT, o ex-ministro Carlos Lupi. Durante a reunião, foi definido o nome do Dr. Márcio Aurélio Soares como pré-candidato da legenda a Prefeitura de Santos no pleito de 2020. Além de Lupi e Soares, participaram do encontro outros membros do partido em Santos como o presidente do PDT de Santos, Nei da Estiva, e o histórico membro brizolista Julio Cesar Conceição, segundo secretário municipal de Assuntos Portuário da cidade, ainda na gestão Papa.

pdt

Cúpula do PDT de Santos com Carlos Lupi

Sem Papa
No encontro, Lupi acalmou os santistas que estavam temerosos que o ex-prefeito e ex-deputado João Paulo Papa ingressasse pela Executiva Nacional na legenda e fosse o candidato a prefeito. Lupi disse que o tucano não vai entrar no partido para disputar a Prefeitura de 2020 e que Marcio Aurélio Soares é o nome da legenda para a disputa.

Com PSB
Lupi ainda disse que pode conversar com Marcio França e pedir o apoio do PSB a Soares já que os dois partidos pretendem andar juntos até 2022 e estão conversando sobre muitas localidades.

Pomba tucana
Vale lembrar que Marcio França tem compromisso com Paulo Alexandre de apoiar o candidato do tucano no pleito de outubro. Barbosa apoiou França contra João Dória em 2018, sendo ele do PSDB, partido de Dória.

Hugo e Banha
Vereador pelo PSD, Hugo Duppre–foto- (que desde o começo deste mandato largou a Câmara para presidir a Fundação Pró-Esporte) está com convites para retornar ao PSDB, mas hoje, tende a ir para o MDB, que terá o vereador Banha como candidato a prefeito. Muito próximo a Rogério Santos, escolhido por Paulo Alexandre para ser seu candidato à sucessão, Duppre vai rachar com seu chefe? Quando Duppre voltar Braz Antunes deixará à Câmara.

hugo

Em forma
Falando em Banha, visível o quanto o vereador perdeu peso. Tudo para enfrentar a pesada campanha a prefeito pelo MDB em Santos.

Promessa de fralda
Banha já está em campanha. Apresentou sugestão ao Poder Executivo a realização de estudos para o fornecimento gratuito de fraldas geriátricas e sondas urinárias para pessoas com deficiência física, mental ou neurológica, com mobilidade reduzida ou idoso acamado, que não têm condições de comprá-las. A indicação foi apresentada durante a sessão da Câmara Municipal de Santos realizada no último dia 9. O texto foi encaminhado à Administração Municipal na quarta-feira (11). “Em Santos, há muitas pessoas que necessitam diariamente de fraldas e sondas urinárias, são idosos acamados, pessoas com mobilidade reduzida e pessoas com deficiências diversas que não têm recursos para comprá-los. Por isso, estamos sugerindo ao Executivo que faça esses estudos, para que possa dar a assistência necessária a essas pessoas”, comenta Banha que pretende oferecer gratuitamente os produtos caso se eleja prefeito.

Nome forte
Policial Civil de renome, técnico de Futebol com passagens pela base do Santos FC, da Portuguesa Santista e do Água Santa, Adriano Piemonte (foto) será candidato a vereador pela segunda vez em 2020. Em 2016, com uma base de apoio bem menor, Piemonte conseguiu 1033 votos. Tem tudo pra dobrar a votação.

pier

Troca
Piemonte vai de camisa nova para a disputa de 2020. Trocou a pomba do PSB, comandada por Benedito Furtado, pelo Podemos, do poderoso Leandro Chaddad, ex-presidente da X-9 e comandante do partido em Santos, com carta branca dada pela presidente nacional, a deputada federal Renata Abreu.

Positiva
O grupo de apoio de Piemonte viu a troca como positiva e confia na força de Chaddad para terem apoio da legenda na campanha que tem conseguido fortes apoiadores, inclusive de ex-jogadores do Peixe.

GastoneRighi
O vereador Braz Antunes (PSD), que é suplente, e deve deixar o Legislativo neste mês para a volta de Hugo Duppre, apresentou requerimento pedindo ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) que a Cidade faça uma homenagem ao saudoso deputado federal Gastone Righi (foto), que faleceu em 2019.

gastone

Caiu
O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Santos, o empresário Luís Antônio da Silva, foi afastado do cargo pela Justiça, que julgou procedente a ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) que comprova que o empresário possuí vínculo econômico junto a Prefeitura por ser proprietário de um imóvel locado para a Secretaria de Saúde para sediar Unidade de Saúde da Família (USAFA) do Morro do José Menino. A Prefeitura de Santos também foi acionada. O autor da ação é o promotor público Carlos Alberto Carmello Júnior, da 12º Promotoria de Justiça de Santos. O contrato teria sido celebrado mediante dispensa de licitação e vem sendo renovado ano após ano por R$ 5 mil mensais. Segundo o MP, Silva não poderia figurar como conselheiro (segmento usuário) mantendo vínculo econômico com o Município. O MP se baseou no Regimento Interno do Conselho e na Lei Estadual 791/95. Quem deu a matéria em primeira mão foi o jornalista Carlos Ratton, do Diário do Litoral.

Guloso
De saída do PSD rumo ao PSB ou ao PL, o vereador Zequinha Teixeira está eufórico com as obras nas calçadas, mobiliários e asfaltamento da Rua Tolentino Filgueiras. Chamada de Rua da Gastronomia, esse viário está sendo reformado graças ao Projeto de Lei do edil.

É proibido fumar
Vereador do PSDB e presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, Ademir Pestana quer proibir o uso de cigarros e outros fumos nas praias e áreas verdes e já apresentou Projeto de Lei nesse sentido. A pergunta é: quem fiscaliza?

Mamãe eu quero
Ex-policial civil e conselheiro do Santos, Décio Couto Clemente, luta para conseguir alguma legenda para sair candidato a Prefeito de Santos para ter visibilidade e tentar ser deputado em 2022. Insistiu no PV, mas foi barrado pelo influente Marquinhos Marques, que apresentou uma projeção onde Décio teria menos de 100 votos para prefeito. Marques apresentou a projeção pessoalmente a Clemente, que ficou louco da vida. Eles registraram o encontro.

decio

PT definiu
A Executiva do PT de Santos, controlada com mão de ferro pelo vereador Francisco Nogueira, o Chico do Settaport, definiu seu pré-candidato a Prefeito de Santos. Trata-se do advogado e jornalista Douglas Martins de Souza, secretário- adjunto da Secretaria Especial de políticas de Igualdade Racial do Governo Lula.

chico3

Douglas Martins de Souza (entre os vereadores
Chico do Settaport e Telma de Souza) será o candidato do PT

Raul Christiano do PT
A piada no tucanato é que Douglas Martins é o Raul Christiano do PT. Afinal, Christiano, atual supervisor regional da Sabesp, é jornalista, foi secretário adjunto do Ministério da Educação no Governo FHC e disputou em 2004 a Prefeitura de Santos. Histórias bem parecidas, só que em legendas diferentes. O candidato a vice de Christiano em 2004 era o atual prefeito de SP, Bruno Covas.

Pressão forte
Evangélicos radicais seguem pressionando para que a Prefeitura de Santos não instale a estátua em homenagem à Yemanjá, a Rainha do Mar, perto do Aquário Municipal. O local está vazio desde 2 de fevereiro. Se fosse aquele polvo ridículo da Ponta da Praia ele já estaria exposto.

prin

Vazou
Vazou print de um grupo de whatsapp chamado Novo PP onde o deputado estadual Professor Kenny disse que a articulação de sua candidatura está forte e já conta com o apoio de alguns partidos. Entre eles o Democratas (do seu colega de Assembleia, Paulo Correa Jr), o Podemos (do poderoso presidente Leandro Chaddad), o Republicanos (do ex-deputado Marcelo Squassoni) e o Pros. Nenhuma das legendas garantiu tal acerto. Leandro Chaddad, do Podemos, reforçou a aliança da legenda com Paulo Alexandre Barbosa. O futuro dirá quem tem razão.

Saiu
Ao contrário do que saiu na última coluna Fernando Lobão, filho de Sandoval Soares (PTB), vice prefeito de Santos, não é mais assessor do deputado estadual Caio França. Saiu há uns três meses, quando o pai decidiu sair candidato a prefeito de Santos pelo partido de Campos Machado.

Assume Lobão!
O pré-candidato a prefeito de Santos pelo PTC e especialista em páginas de Facebook, Luiz Fernando Lobão, deveria assumir logo a criação da página cujo endereço é https://www.facebook.com/viver.emsantos.ltda, onde um homem fantasiado de lobisomem faz sérias críticas à Administração do Paulo Alexandre Barbosa. É lobo vestido de Lobo?

Valle-tudo nas próximas horas
A aproximação de Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) com João Dória (PSDB) pode custar o apoio do PSB a Rogério Santos (PSDB). A coluna recebeu informações importantes que dão conta que nos próximos dias a deputada federal Rosana Valle –foto- (PSB) lançará sua candidatura a prefeita, surpreendendo a todos.

valle2

Difícil
Presidente da Câmara e funcionário aposentado da Casa com um dos maiores soldos mensais da casa, Rui De Rosis, está tendo dificuldades em convencer as pessoas a entrarem no PSL e estarem em sua chapa de vereadores. Além da presença de De Rosis, que deve estar no top 3 dos mais votados, as pessoas que estão sendo convidadas ao partido não veem com bons olhos o deputado federal Junior Bozzella. O acusam de traidor de Bolsonaro. A aproximação do PSL com Dória e Paulo Alexandre também tem afastado os Bolsonaristas.

Queimou Ferraz
Falando em Rui De Rosis, o presidente da Câmara acabou com as pretensões de eleição do secretário de Saúde, Fabio Ferraz, em 2020. De Rosis detonou a Prefeitura que fez licitação para uma Organização de Saúde (OS) gerir a UPA da Zona Leste e deu como vencedora a Pró-Saúde, envolvida em diversos escândalos na Baixada e no Rio de Janeiro, inclusive na operação lava-jato em ações do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

Ponte do Rio que cai
Até agora a Ponte dos Barreiros continua interditada. E o povo sofre conforme o post abaixo. O presidente não tinha resolvido? Alguém precisa fazer acontecer e parar de fazer live dizendo que resolveu. Atenção para o detalhe: quando é oba-oba ela é Ponte A Tribuna e quando é para dizer que está caindo vira Barreiros.

Assediada
A advogada Michelle Tizziani (foto), que já presidiu o PSD em São Vicente, está sendo assediada para compor chapa em diversos partidos como candidata a vereadora ou a vice em terras calungas. Presidenta do grupo EmpoderaSV (que defende direitos e o empoderamento feminino em SV), Michelle tem conversas com Higor Nunes (PSDB) e Kayo Amado (Podemos).

tizi

Presença que atrapalha
A tendência de Michelle é fechar com Nunes, porém a presença da advogada e ouvidora do Santos FC Luciana Martins no PSDB Mulher afasta Michelle do partido. Luciana tem divergências com o grupo EmpoderaSV. Muita das meninas do grupo não gostam da postura de Luciana nos assuntos das mulheres vicentinas e deixam Michelle com muito receio em fechar com Nunes.

Vai conseguir?
A dúvida em São Vicente é se Higor Nunes conseguirá mesmo sair candidato a Prefeito pelo PSDB ou vai acabar como vice de Kayo Amado. A campanha do tucano não alça voo. Apenas as ofensas que ele dirige ao Clã dos Franças são espalhadas pela internet e o vereador só atraiu gente com poucos votos, como Luciana Martins, para seu partido.

Assustados
Notícia vazada do Paço Martim Afonso aponta que o prefeito Pedro Gouvêa e o restante do Clã dos França estão assustados com as pesquisas trekking que encomendaram na cidade. Todas apontam o crescimento de seus adversários, em especial de Kayo Amado, com risco de definir a disputa no primeiro turno.

Substituição
Márcio França discute até mesmo a troca de Pedro Gouvêa por Caio França na disputa para não perder novamente São Vicente, caso o nome de Caio vença o de Kayo em pesquisa que está em andamento nessa semana.

Na cruz?
O vereador Sergio Jesus dos Passos (foto), o Sérgio Santa Cruz (PRB), tentou emparedar o governador João Doria (PSDB) na passagem dele pelo Guarujá, quando, em coletiva, anunciou algumas medidas para minimizar os efeitos das fortes chuvas que castigaram a Cidade e deixaram mortos, desaparecidos e desabrigados. Santa Cruz, militar da reserva, cobrou Doria sobre assuntos ligados a equipamentos do Governo do Estado que estão sem funcionários. O governador deu uma resposta curta e encerrou a conversa. Santa Cruz é o líder de Suman na Câmara.

santa

Na cruz 2?
O episódio irritou bastante o prefeito Valter Suman(PSB) que cobrou Santa Cruz, líder do governo na Câmara Municipal, já que momento não é de confrontar o governador. O episódio pode desencadear a troca do líder do governo.

Rodou a baiana
A vereadora Andressa Sales (PSB) bateu forte no prefeito Valter Suman, que é do seu partido, e no seu secretariado. Apontou todos como culpados pelas consequências do temporal que castigou Guarujá. Ela pediu que todos os secretários mostrassem hombridade e pedissem demissão de seus cargos.

Doação de salário
Na apreciação do veto de Suman ao reajuste salarial para os vereadores a partir de 2021, Andressa e os outros 15 da casa, já que o presidente só vota em caso de empate, acataram a decisão do prefeito. Porém, Andressa lembrou que os secretários municipais recebem perto de R$ 20 mil e que todos deveriam doar seus polpudos ordenados para as vítimas das chuvas, que destruíram parte dos morros da Cidade.

Cidadão guarujaense!
Dificilmente, os vereadores votam contra a concessão de título de cidadão da Cidade proposto por um de seus pares. Na sessão de terça-feira (10), em Guarujá, não foi diferente. O ex-militar e atual pastor Marcos Pereira de Azevedo, o Pastor Sargento Marcos, propôs a homenagem ao presidente Jair Bolsonaro. O título foi aprovado, mas muitos reclamaram que o presidente já veio a passeio várias vezes ao Guarujá, mas, agora, com as mortes, desaparecidos e desabrigados pela chuva, o “chefe supremo das Forças Armadas” passou longe da Cidade.

Na luta!
O vereador Fernando Martins dos Santos, o Fernando Peitola–foto- (PSDB), apresentou várias indicações junto à Prefeitura de Guarujá para construção de muros de contenção em todos os morros da Cidade. O objetivo era minimizar os efeitos das fortes chuvas e os prováveis escorregamentos de terra em áreas habitadas. Peitola também sugeriu a instalação de sirenes nas áreas de risco que serviriam para alertar a população em momentos de fortes chuvas e perigo iminente. Outra indicação feita à Administração foi a construção de um Centro Emergencial para Pessoas Desabrigadas, que seria de grande utilidade na situação atual onde, pelo menos, 269 pessoas perderam ou tiveram que deixar suas casas. As fortes chuvas provocaram, até o momento, 33 vítimas fatais e 17 desaparecidos em Guarujá.

peitola

Kinder Ovo
O vereador Wanderley Maduro (sem partido) que integra a base governista em Guarujá, criticou o companheiro de Casa, o vereador Pastor Sargento Marcos na última sessão. Marcos reclamou que vários dos seus projetos foram vetados e garantiu que estava sendo perseguido pela administração, da qual é oposição, e que não tem apoio de seus pares. Maduro declarou que os projetos de Marcos são que nem um Kinder Ovo. “Tem chocolate por fora e uma porcaria por dentro”.

kinder

Polarizada
A eleição de outubro em Guarujá será polarizada. De um lado, Valter Suman, com um Jumbão de fazer inveja com PSB, PT, MDB e tantos outros. De outro, Andre Guerato com PSDB e Cidadania. Será a campanha do Milhão contra o tostão?

Sucesso
Articulada pelo diretor do Legislativo cubatense, Leandro Matsumotta, a palestra do advogado especialista em Direito Eleitoral, Rogério Mehanna (foto), na Câmara cubatense foi um sucesso. Mais de 100 pessoas e dirigentes partidários presentes e tirando dúvidas sobre a legislação eleitoral. O evento foi da Escola do Legislativo e Democracia da Câmara de Cubatão.

meha

Surpreso
Durante o evento, Mehanna se mostrou surpreso com a falta de conhecimento de muitos dirigentes partidários de Cubatão sobre a lei eleitoral e suas modificações. Afinal estamos a poucos meses da eleição.

Caramujos
A ex-prefeita de Cubatão, Marcia Rosa (PT) denunciou o surgimento de caramujos africanos na cidade após as chuvas em seu Facebook.

cara

Peso da máquina
Oficialmente pré-candidato a prefeito de Cubatão, o vereador Toninho Vieira (PP) continua sentindo o peso da máquina de Ademário Oliveira contra ele. A Prefeitura divulgou uma nota oficial, isso mesmo, informando que em virtude de uma emenda de autoria de Vieira, a renovação do Bolsa-Moradia, concedido a 59 famílias dos Pilões e Vila dos Pescadores vai atrasar até que o projeto de Vieira seja votado, sancionado e publicado no Diário Oficial.

Derrota na Justiça
Até a Justiça está prejudicando Toninho Vieira. O vereador processou a página do Facebook chamada Cubatão Notícia, de propriedade de Felipe Lessa, assessor de Oliveira na Prefeitura, que criticou o vereador por propor a construção de centros de treinamentos públicos de “golfe”. Vieira acusou ter sofrido “dano moral”. Porém, o juiz aceitou a tese da defesa de Lessa, feita pelo advogado Raphael Vita Costa, e julgou a ação improcedente na inicial, pois era incapaz de entender o que Vieira estava pedindo na ação, já que não pedia nada só a retirada do post e sequer qualifica Lessa como autor. O juiz sapateou na cabeça de Vieira na decisão. A inicial do processo foi feita pelo advogado Jorge Leão Freire Dias. O juiz da 1ª Vara de Cubatão, Rodrigo de Moura Jacob, também decidiu o mérito da ação: “Assim, a mera divergência de opiniões, em hipótese alguma pode ser caracterizada como violação ao direito de personalidade. Posto isso, com fulcro no artigo 487, I do Código de Processo Civil, resolvo o mérito julgando improcedente o pedido e condenando o autor nas custas e honorários que fixo em 10% sobre o valor da causa”. Além de não ser atendido, Vieira terá que pagar as custas processuais e ainda os honorários dos advogados de Lessa. Cabe recurso!

Mulher na política
Diretora do Sindlimpeza em Cubatão, Palloma Santos é pré-candidata a vereadora nas próximas eleições pelo PT. “Estou conversando timidamente com algumas pessoas,pedindo apoio mesmo,pois será uma campanha simples e de base, boca a boca. Ouvir as pessoas, não prometer nada e, quem sabe, entrar para poder discutir a cidade com seriedade na Câmara Municipal, principalmente o que se diz a respeito das mulheres, mulheres pretas, saúde e educação, acessibilidade e empregabilidade.

paloma2

Fantasminha visto
Se a Prefeitura de Cubatão estivesse escalada para o filme Ghost seria Demi More na cena onde ela sente Patrick Swayze. Afinal, segundo jornalistas da Secretaria de Comunicação do Município, desde que esta coluna começou a denunciar que Luiz Felipe de Lima Santos (o “popular” Felipe Takashi-foto) é funcionário-fantasma naquela Prefeitura, ele tem comparecido ao Paço Municipal. Tem jornalista da Prefeitura que sequer conhecia Takashi que se surpreendeu ao conhecer o colega que é Diretor de Comunicação nomeado da Prefeitura com salários que beiram os R$ 8 mil.

taka2

Vai perder PSL
Informações vindas de Brasília dão conta que o senador Major Olimpo já avisou Takashi que não quer estar relacionado a funcionários-fantasmas. Takashi faz “lives” (algumas em horário comercial) para e com o senador. Disse, inclusive, que vai tirar o diretório municipal de Takashi, que sequer mora em Cubatão. Vive na Praia Grande. Por isso ele defende muito Ademário, afinal vive fora da Cidade. Se nela morasse, sua opinião talvez fosse outra. A “nova política” do PSL é surpreendente mesmo.

Contratado
Os colegas de Prefeitura de Takashi estão incomodados com ele, uma vez que nada faz e só fica na internet defendendo em horário comercial nos grupos do Santos FC o técnico Jesualdo Ferreira. Dizem que Takashi está sendo renumerado por Nabil Khaznadar para defender o técnico, afinal foi ideia de Khaznadar a vinda do português para a Vila, com aval de Renato Duprat.

Até quando?
Até quando Ademário Oliveira, prefeito de Cubatão, manterá um diretor de Comunicação que fica o dia inteiro falando do Santos e dando nenhuma atenção ao seu mandato e as coisas da Cidade? No fim, quem paga a conta é o erário cubatense.

Irmandade de vices
Quem deu o PTB de Santos para o vice-prefeito da Cidade, Sandoval Soares, foi o vice-prefeito de Cubatão, Pedrinho Sá, que costurou o acordo com o presidente estadual da legenda, deputado Campos Machado.

Medo de perder tira a vontade de ganhar
Líder de todas as pesquisas a prefeito em Praia Grande, o Delegado Comin, desistiu de disputar a Prefeitura e tentará voltar à Câmara para mais uma Legislatura. Saiu do PTB e foi para o Podemos, de Carlos Karan, que vai novamente disputar a Prefeitura de Praia Grande. Comin teve medo de ser transferido para localidades distantes da Cidade, caso perdesse a eleição, e preferiu continuar na Câmara.

Tempo
Se a aceitação de Comin nas pesquisas será transferida automaticamente a Karan só o tempo vai dizer.

Briga de pai com mãe
Alberto Mourão (PSDB) parece ter definido quem será o adversário de seu grupo político no pleito de outubro em Praia Grande: Trata-se de Janaína Ballaris (PL). O prefeito vestiu a carapuça de Janaina, que chamou Mourão de grande pai da Cidade e que ela precisa agora de uma grande mãe, em recente entrevista no Ponto de Vista de Edgar Boturão.

Não deixou barato
Em entrevista ao radialista Santiago Peres na Mais FM Litoral, Alberto Mourão, vestiu a carapuça. Sem citar o nome de Janaína, Mourão entrou na discussão de pai e mãe levantada por ela. Perguntado se no futuro pretende ser governador, Mourão soltou: “Dizem que sou um grande pai. Mas não. Você tem que ser um grande pai, grande mãe ou grande mãe, grande pai. Sua mãe não pode ser boazinha. Sua mãe tem que ser boa e justa. Educação é a base de qualquer decisão sua. Se não fizer isso vai colher frutos amargos”.

Ideia de um nome
Mourão também disse já ter a ideia de um nome. “Tenho falando bastante com ele. Se seguir o rito e não passar a mão na cabeça das pessoas vai ser um bom prefeito. Tem que ser bom. Ser bom e não ser bonzinho. Os bonzinhos ou boazinhas deixam alguém fazer algo errado. Ser uma pessoa boazinha é um populismo barato, um fisiologismo barato que destrói qualquer processo administrativo. Se o nome que eu penso se mostrar bonzinho, não quero apoiar ninguém”.

Reco
Mourão não disse, mas sua escolha é o vereador Ednaldo dos Santos Passos, o Reco, que deve migrar do Solidariedade para o PSDB.

Histórico
Se depender do histórico de “boas” escolhas de Mourão, Praia Grande está bem. Afinal Ricardo Yamautti e Roberto Francisco foram prefeito bonzinhos.

Nota
A coluna procurou Janaína Ballaris para comentar a entrevista e ela encaminhou a seguinte nota a coluna que publicamos na íntegra: “Recentemente, em uma das entrevistas que concedi na imprensa, comentei que a cidade de Praia Grande está na hora de ter uma mãe, uma vez que teve um pai por praticamente 30 anos, um pai que ama sua filha, cuida dela. Porém o que quero dizer quando me refiro à mãe, é voltado a um significado mais lúdico, pois todos temos aquela visão de mãe mais cuidadosa, mais zelosa com seus filhos, que consegue enxergar mais detalhes, aceita mais opiniões, enquanto o pai é mais enérgico e frio. Sinto que a cidade está bem cuidada, mas carece, neste momento, de um cuidado mais especial aos moradores. Hoje estou com 43 anos e Praia Grande tem 53 anos, sou muito jovem para ser mãe da cidade, para representar essa figura matriarcal na cidade, mas quero, sim, ocupar esse espaço sendo além de mãe, me colocando como irmã, tia, prima, amiga, confidente e porque não também assumir o papel de pai. Hoje em dia muitas mulheres ocupam a posição de líderes em seus lares e criam seus filhos sem a figura paterna presente e conseguem da mesma forma educar e desenvolver sua família. Ou seja, quero fazer do meu posicionamento e da minha forma de trabalhar, uma ferramenta para aproximar as pessoas da cidade pelo amor, carinho e pela confiança. Ser mãe boa e justa e principalmente não ser conivente com o erro e isso eu nunca fui. Alertei o prefeito por exemplo do caos da Fundação ABC ao administrar o Hospital Irmã Dulce e infelizmente ele passava a mão na cabeça. Passar a mão na cabeça é o que nos faz ser pais ou mães bonzinhos”.

briga

Loteando
A candidatura do vereador Rodrigo Casa Branca (PSDB) a Prefeito de Mongaguá está tão certa da vitória que estão já estão loteando cargos. Um absurdo!!

Como fica?
O que ninguém no PSDB de Mongaguá sabe dizer é como fica a candidatura do vereador Guilherme Prócida, filho do prefeito cassado Prof. Arthur Parada Prócida. Ele tentará a reeleição?

Suicídio nas Escolas
Primeira mulher Prefeita de Peruíbe de 2009 a 2012 (com chances de voltar em 2021), a vereadora Milena Bargieri (PSB) –foto- está lutando para aprovar um projeto de sua autoria que implanta o debate sobre suicídios nas escolas da cidade. O texto é complexo e muito interessante. A medida é importante, pois de acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde, no fim de 2019, um suicídio ocorreu a cada 40 segundos no mundo. Segundo a instituição, a taxa global de suicídio padronizada por idade para 2016 foi de 10,5 por cada 100 mil pessoas e estes números variaram entre os países, de cinco mortes por suicídio por cada 100 mil a mais de 30 por cada 100 mil.

bagi

Disputa aberta
A eleição da Prefeitura de Itanhaém está aberta com três candidatos com chances de se tornar prefeito da Cidade em 2021. O principal é Tiago Cervantes (PSDB), mas pelos números das pesquisas Marcelo Strama (PSB) e Cris Forssell (Podemos) estão na parada.

Faltou
A presença do vereador de Bertioga, Matheus Rodrigues (DEM), na vitória do Santos sobre o Defensa y Justiça na Argentina pela Libertadores causou insatisfação na Cidade. Rodrigues faltou a sessão para ir a Argentina, desonrando os votos que conseguiu do povo bertioguense. Rodrigues faltou a sessão do Legislativo realizada no dia do jogo.

Noivado
Rodrigues assumiu também nesses dias o noivado com Giuliana Bizzarro, engenheira moradora de Bertioga, funcionária da Prefeitura envolvida na elaboração do Plano Diretor da Cidade. O ato deixou muitas jovens bertioguenses desoladas.

biza

É comigo
O prefeito Caio Matheus é tido em Bertioga como centralizador. Prova disso é que chamou para si as conversas com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais sobre a pauta de reivindicações da entidade, que tem 15 itens muitos complexos. O presidente do Sindicato, Jorge Guimarães dos Santos, o Jorjão elogiou a posição adotada pelo prefeito Caio Matheus de falar diretamente com a diretoria do Sindicato. “O prefeito chamou essa responsabilidade para ele, o que é bastante positivo para o Sindicato. Porque conversar com quem manda de fato encurta o tempo e se sabe mais rápido de se as reivindicações vão ser atendidas ou não”, disse Jorjão em nota enviada à Imprensa. Ele concluiu que o prefeito tem se mostrado receptivo às demandas do Sindicato do Servidores.

Subserviente
A posição de Jorjão, subserviente a Matheus, não tem agradado a categoria.

E-mail: politicaemon@gmail.com

A conferir.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*