Na Coluna desta semana, você vai ficar sabendo detalhes sobre o novo Estatuto Social do clube e as articulações para as eleições de 2020.

Ex-melhores amigos

O ex-conselheiro do Santos FC Adilson Durante Filho teria prestado depoimento à Polícia sobre o famoso caso de racismo, que resultou na sua saída do Conselho Deliberativo do clube e o desligamento da Prefeitura Municipal de Santos, e não teria poupado um atual integrante da diretoria do Peixe como o responsável pela divulgação do áudio racista que atacava pessoas de “pele daquela cor”.

radio

Só para lembrar

A bomba foi detonada na Rádio da Vila, por Marcelo Medrado, que já deixou claro que não revela sua fonte nem para o filho Gabriel.

macaco1

Cale-se

Um das maiores aberrações que os gênios querem enfiar goela abaixo do Conselheiro Deliberativo e sócios no novo Estatuto Social do Clube é essa versão caiçara de censura. Coloca na mão do presidente do clube a aplicação de punição aos associados do clube. O mandatário vai escolher os três integrantes da Comissão Disciplinar, que terão mandato de três anos, e passarão pelo crivo do Conselho de Administração.

Cale-se 2

Isso nas mãos de José Carlos Peres, presidente centralizador e que não ouve ninguém, vai provocar uma caça aos desafetos. Peres não respeita nem o vice-presidente eleito Orlando Rollo, imagine um simples associado. Um absurdo.

Outra esperteza

O Artigo 96 relaciona os motivos para a elaboração de um requerimento pedindo o impedimento do presidente e do vice. Os itens são: condenação judicial, transitada em julgado, por crime doloso ou hediondo ou por ato desabonador ou que o torne inidôneo para pertencer ao quadro social; prática de ato que, por ação ou omissão, tenha causado prejuízo considerável ao patrimônio ou à imagem do SANTOS; a rejeição das contas da sua gestão, por irregularidade insanável, em decisão definitiva e irrecorrível do órgão competente, nos termos deste Estatuto; a prática de infração, por ação ou omissão, prevista no Estatuto; e/ou a ocorrência de qualquer uma das hipóteses de perda do mandato previstas em lei ou nesse Estatuto, especialmente as hipóteses de gestão irregular ou temerária, descritas no artigo 25, da Lei 13.155/2015, ou em diploma legal que vier a substituí-lo.

Sem possibilidade

O grande detalhe é o “Parágrafo Único”. Ele determina que o pedido de impedimento precisa ter, pelo menos, a assinatura de 1 mil associados com direito a voto; 50 (cinquenta) integrantes do Conselho Deliberativo com direito a voto; ou cinco integrantes do Conselho de Administração. Até o mais ingênuo dos conselheiros sabe que o rito é extremamente difícil de ser obtido.

Vergonha alheia

Um dos pilares da campanha de Peres foi a falta de representatividade do Santos FC na CBF e outros órgãos como Conmebol. Na sua administração o que mais o Peixe tem sido é “jantado” no órgão máximo do futebol nacional, sem entrar nas questões envolvendo a entidade sul-americana. O termo “jantado” foi usado várias vezes pelo então moderno e inovador candidato a presidente, em 2017, que se tornou “mais um” depois de dois anos e meio de gestão.

Vergonha alheia 2

Agora, por obra de alguma brilhante cabeça da administração, o clube resolve meter a colher em um problema entre Vasco da Gama e CBF. O Alvinegro publicou uma nota oficial criticando a CBF pela liberação do atleta Talles Magno para atuar contra o Flamengo, no sábado, na derrota para o Flamengo, por 4 a 1. A diretoria santista diz estranhar o motivo do ex-atleta Rodrygo não ter sido liberado quando o clube solicitou. O Santos foi literalmente jantado, pois não teve competência junto à CBF. É isso.

filetti

Crescendo

As candidaturas de Valter Conde Lopes e Eduardo Filetti, em 2020, vêm ganhando apoios importantes. Alguns conselheiros como Silvio Abreu e Cássio Ritcher estaria vendo os dois como bons candidatos e um apoio não estaria descartado.

Ele nega, mas o filho…

Enquanto Eduardo Filetti nega qualquer possibilidade de candidatura a vice-presidente, Pedro Filetti, filho do famoso veterinário, anda arregimentando jovens torcedores do Peixe para apoiar Valter e o pai. O grupo teria cerca de 200 jovens.

amor

Curso na CBF

O vice-presidente licenciado do Santos Orlando Rollo e o conselheiro Miltinho Teixeira, candidato a presidente em 2020, estão fazendo juntos o Curso de Gestão de Futebol da CBF Academy, no Rio de Janeiro. Seria esse o início de uma dobradinha na eleição do Peixe em 2020?

Ex-Rollo

A ouvidora Luciana Martins, ex-aliada de Orlando Rollo, tem circulado com desenvoltura nas reuniões do Conselho Deliberativo. Um conselheiro muito bem informado confidenciou à Coluna que a advogada quer ser a primeira presidenta do Santos Futebol Clube da história. O projeto já está andando. Peresista de carteirinha, Luciana sonha com 2020.

Ex-Peres?

Em busca de apoios, a advogada e ouvidora teria convidado os conselheiros Halan Borges, Toninho Teixeira e Vagner Lombardi para comporem o seu futuro Comitê de Gestão. Será que Peres sabe dos planos da sua mais recente melhor amiga da política do Peixe.

O papo é sério mesmo

O conselheiro Rodrigo Marino mesmo não assumindo uma candidatura vem notando o crescimento de seu nome como candidato à presidência do Santos. Conselheiros influentes já contam com essa possibilidade. Dentre os comentários repassados à Coluna seguem alguns: “É uma pessoa de bem e com um sobrenome forte na história do clube. Seu pai foi do Conselho Fiscal em várias gestões e, seu tio Rubens Marino, dispensa comentários pelos trabalhos relevantes em toda sua vida de dirigente. Rodrigo tem um futuro certo e competência para levar o clube seguido de ótimas pessoas”.

herzog

Homenagem de peso

O maestro Marcos Canduta participa nessa segunda-feira, 9 horas, na Rádio da Vila, do Santos Em Off no Ar. Canduta e Manoel Herzog são os criadores da música Futebol na Praia, que faz uma homenagem ao Santos FC, no disco Canções de Amor Caiçara, que é interpretada por Chico Buarque de Holanda e Viviane Davoglio. Acompanhe: http://www.radiodavila.minharadio.fm/: https://www.youtube.com/channel/UCBmaKXEpMBzmxGD342XIorA; https://www.facebook.com/RadiodaVilaSts/

A Conferir.

off2