Feriadão é tempo de ler informações sobre os bastidores do maior clube da história do futebol. Você vai ficar sabendo que a coluna foi indicada para seus seguidores pelo jornalista esportivo Mauro Cezar Pereira; que Sampaoli deve ir embora para a Argentina em agosto;  que o técnico não aguenta mais as trapalhadas do presidente Peres;  que Miltinho Teixeira disse que seria candidato e depois desmentiu em redes sociais e muito mais.

mauro

Agradecimento

Este blogueiro agradece imensamente _à indicação da coluna “Nos Bastidores do Santos FC” pelo jornalista Mauro Cezar Pereira, da ESPN, na sua conta no microblog twitter. Mauro é um dos jornalistas esportivos mais respeitados do Brasil e, por isso, é alvo da ira de dirigentes denunciados e alguns torcedores mais radicais.  Ele também é alvo de guerrilhas patrocinadas na internet e por robozinhos fakes.

joel

Que pena!

Ao contrário do conselheiro Milton Teixeira Filho, o Miltinho, que declarou no Programa Santos em Off no Ar, que vai ser candidato a presidente do Santos FC, e depois desmentiu nas redes sociais, o conselheiro Márcio Rosas não colocará seu nome à disposição dos sócios nas urnas em dezembro de 2020.

ROSAS3

Resistências

Tanto Rosas quanto José Renato Quaresma são pressionados diariamente a desistir da política do Santos FC dentro das próprias casas. As esposas não querem nem ouvir falar em eleição no Alvinegro.

Sampa2

Voltando pra casa

Segundo fontes seguras da coluna na Argentina e no Rio de Janeiro, Jorge Sampaoli deverá voltar para a Argentina em Agosto. Vai retomar o trabalho à frente da Seleção Argentina visando a renovação do grupo. Só Messi tem cadeira cativa, se quiser.

Real motivo da ida ao RJ

Sampaoli esteve nesse feriado em Búzios, mas antes almoçou no Rio de Janeiro com Claudio Tapia, o presidente da Associação de Futebol da Argentina. O encontro foi em um restaurante discreto, próximo da sede da CBF, sugerido ao presidente da AFA pelo presidente da CBF, Rogério Cabloco. O acerto não demorou mais que 2 horas.

Culpa do Peres

A rapidez do sim de Sampaoli para a Argentina teria um culpado: José Carlos Peres. O técnico do Peixe está irritado com Peres pelos atrasos de salários, direitos de imagem e premiação sem a mínima satisfação. Também está insatisfeito com o desmanche que o Presidente anunciou ao treinador ainda no vestiário após a desclassificação da Copa do Brasil. Em tempo: nessa lista não estava Jean Lucas, quem Sampaoli acredita que vai se tornar um dos melhores do mundo.

Te dou minha palavra

Sampaoli também está chateado com promessas de reforços não cumpridas por Peres. A lista é grande e tinha Ricardo Oliveira, Diego Ribas (ele mesmo) e Rafinha (lateral).

Uribe decepciona

O técnico também está decepcionado com Uribe. O Argentino tem dito que o centroavante está mais pesado que Rodrigão quando voltou das férias em janeiro. Hoje, Rodrigão é ídolo do Coritiba e Uribe mal jogou no Peixe e no Flamengo.

Não aguenta mais

Sampaoli não aguenta mais José Carlos Peres, que fala A e depois vem com uma desculpa para não cumprir a palavra. E também não aguenta mais a ingerência do Comitê de Gestão no Futebol, em especial Pedro Doria, Paulo Schiff e Matheus Rodrigues.

Empatam modernidade

Sampaoli reclamou a um jornalista que os membros do CG e Peres não querem modernizar o Futebol do clube. Ele tenta trazer profissionais de fora e substituir alguns considerados ultrapassados, mas o Comitê de Gestão mantém todos os médicos, analistas e preparadores, até transferindo alguns para a base. Sampaoli queria um chileno no setor de Desempenho e queria demitir um analista para isso. No fim, o profissional foi realocado na Base e o que estava lá foi para o profissional, o que irritou demais o treinador.

Decepcionado

Sampaoli saí do Santos decepcionado com a organização do futebol brasileiro. Disse a amigos do futevôlei que imaginava que o clube de Pelé era dirigido por pessoas mais profissionais. E lamentou muito a ausência de Renato, com quem negociou, no dia a dia do clube. Se sentiu decepcionado com o ex-volante que o abandonou a própria sorte com os dirigentes amadores.

Único lamento

Sampaoli tem lamentado apenas ter que sair da Cidade de Santos. Sampaoli ficou encantado com a praia, com as opções de vida noturna e segurança da terra de Brás Cubas. E confessa que não entende porque Peres sugeriu a ele que morasse em São Paulo, Capital.

Estuda apartamento

A paixão de Sampaoli é tanta que ele estuda comprar um apartamento para passar as férias e descansos por aqui.

Derliz no Shahktar

O paraguaio Derliz Gonzales é outro que não deve mais jogar no Santos. O Dínamo de Kiev, da Ucrânia, estuda proposta do Shahktar Donestk que quer comprar o atacante em definitivo e retirá-lo antes do fim do empréstimo ao Santos.

Atender Júnior Moraes

O Shahktar quer Derliz para atender pedido do seu centroavante Júnior Moraes. Menino da Vila, autor do gol do título Paulista de 2007, Moraes é amigo de Gonzalez desde que jogaram juntos no Dínamo e fizeram uma dupla infernal. O brasileiro hoje é ídolo na Ucrânia, se naturalizou, e é o titular do ataque da Seleçâo Ucrâniana dirigida pro Schevchenko.

vanderlei

Vanderlei no SP

José Carlos Peres quer vender o goleiro Vanderlei de qualquer jeito. E foi convencido que o São Paulo é o único clube brasileiro que pode comprar o ídolo, bicampeão paulista pelo Santos 2015/2016. Porém, não tem conseguido convencer Raí e Leco da oportunidade.

Convocando

Peres foi convencido por Paulo Schiff a convidar o associado Pedro Nunes Conceição a participar das negociações com o São Paulo. Ex-diretor de Futebol da gestão Luis Alvaro e depois membro do Comitê de Gestão, Conceição é vendedor de seguros e idealizador do grupo Vila Rica, dissidência da Resgate Santista, que serviu de base para a turma de Odílio Rodrigues e Nabil Khaznadar.

Experiência

O convite deve acontecer nas próximas horas, já que o desespero pela venda é grande. E a sugestão tem fundamento, já que Pedro Nunes Conceição tem experiência com o SPFC. Afinal, foi Conceição que convenceu o São Paulo a comprar o meia Paulo Henrique Ganso em 2012, após Laor e o meia viverem em conflito por três anos. E tratou com Adalberto Batista e Leco, então diretor do clube paulista, que hoje preside.

Na cama com Madonna

O episódio da venda de Ganso foi marcado com um suposto pedido de convites para ingressos de Show da Madonna no Morumbi feito por Pedro aos diretores do SPFC. Recentemente, Pedro negou a história mostrando carta da diretoria do SPFC desmentindo o  fato no Programa Esporte por Esporte.

Um enorme erro

Vale lembrar que o ex-presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, que já faleceu, participando do programa Bola da Vez da ESPN em 2014, disse que a nomeação de Pedro Nunes Conceição como diretor de Futebol e depois membro do Comitê de Gestão foi um enorme erro de sua gestão. Disse que Conceição entende menos de 1% de futebol.

Repeteco

Não é a primeira vez que Peres recorre aos membros da Gestão LAOR (Luis Alvaro + Odílio Rodrigues) para assessorá-lo. Chamou Odílio Rodrigues e membros do Comitê de Gestão da época assim que assumiu e os colocou, liderados por Alvaro de Souza (aquele mesmo da CSU) para negociar o acordo de TV com a Globo.

Erro

Pelo menos no caso da negociação com a Globo a estratégia se mostrou um erro. Peres cedeu logo e aceitou um redutor dado pela emissora porque o Santos tinha assinado TV Fechada com o Esporte Interativo. O Palmeiras, que estava na mesma situação, bateu o pé até o fim e conseguiu firmar contrato sem o redutor.

Investidor

Assim que soube da negociação do Flamengo com o Lyon que mandou Jean Lucas para a França, Peres ficou doido e queria arrumar uma desculpa para a perda. Um gestor sugeriu falar que o Santos arrumou um investidor para contratar o atleta, mas que Jean Lucas preferiu ir pra França. E esse gestor resolveu espalhar a notícia. Só que o própria atleta desmentiu para jornalistas próximos.

Pedro News

A notícia do investidor para Jean Lucas foi logo rotulada de Fake News, ou melhor, de Pedro News em grupos de whatsapp do Peixe. A coluna não entendeu o porquê da mudança do “termo da moda” na internet.

Novo “sim ou não”

Após conseguirem vídeos de segurança de lojas e shopping de SP, conselheiros do Santos FC preparam novas perguntas “sim ou não” para Peres na próxima reunião que tiver assuntos do interesse do clube. Tem a ver com o cartão corporativo do Santos FC.

Perguntar não ofende

Segundo esse grupo de conselheiros paulistanos, perguntar não ofende e eles querem preservar o presidente de ofensas. Para eles, mais que perguntas, a mentira ofende mais.

Perguntar não ofende 2

A Prefeitura de Santos fez um post no Facebook comemorando a marca de maior artilheira de Copas do Mundo da Rainha Marta, exaltando a “água da Vila Belmiro”. O jornalista Aldo Neto, gerente de Comunicação do Santos na gestão Marcelo Teixeira, comentou o post lamentando que “estão levando o clube para São Paulo e que ninguém de Santos está fazendo nada para evitar isso”.

Cidade do Futebol?

Questionado pela coluna sobre o tema, o jornalista disse não querer falar além do comentário. Mas disse. Mandou o colunista acessar o Portal da Transparência e ver o item do Plano de Gestão de Peres chamado “Santos – Cidade do Futebol” e ver como está o andamento. Fiz isso e aponta 0% de feito em meio mandato de Peres.

Embaixador do Vaticano?

Na campanha, o projeto “Santos – Cidade do Futebol” era tido como principal bandeira de trabalho para Odir Cunha no clube. Se está em 0% em meio mandato, o que faz o historiador e jornalista no Santos? Ele tem 28 mil motivos mensais para fazer algo.

Entrevista de 2014

Circulou em muitos grupos de whatsapp uma entrevista em vídeo do então candidato José Carlos Peres ao Boqnews na campanha do Santos de 2014. O vídeo é muito revelador.

Sócios fakes?

Na matéria do Boqnews, Peres afirma ter filiado 12 mil sócios no Santos FC pela ONG Santos Vivo. Será verdade? Parece a mesma história de um empresário de futebol que dizia que tinha 2 mil sócios e que garantiria a vitória de Modesto Roma e depois do impeachment de Peres. Vale lembrar que Peres nunca chegou a dois mil votos no clube, quiça 12 mil. Nem os que foram apoiados pelo empresário dos dois mils.

Mais gols que Pelé

Na mesma entrevista, Peres disse ter feito um trabalho hercúleo com Odir Cunha para conquistar os oito títulos nacionais do Santos na década de 60. Há quem diga que os dois juntos marcaram mais gols que Pelé.

Soteldo no Chelsea

Fui procurado por um jornalista inglês querendo saber mais sobre Jefferson Soteldo. Segundo ele, que cobre o dia a dia do Chelsea, o clube inglês pensa em adquirir o atacante ainda na próxima janela para emprestá-lo ao Glasglow Rangers e acompanhar mais de perto o atacante, antes de integrá-lo ao time dos “Blues”. Segundo ele, o valor para o Chelsea não é alto e o desempenho do atacante contra a Argentina em um amistoso animou os diretores do time inglês.

smurf

Smurfs 

O jornalista disse que pretender dar a notícia na capa do seu periódico nos próximos dias. E que irá copiar as imagens do filme Smurfs II que foi rodado em Londres, sede do Chelsea, fazendo relação a cor do clube (azul), a cidade e o tamanho de Soteldo.

Parabéns pra vocês

Pré-candidato a presidente em 2020, o ex-conselheiro Valter Conde Lopes, que já presidiu a Beneficência Portuguesa de Santos e foi diretor de Marketing do clube na gestão Marcelo Teixeira, espalhou a entrevista do Boqnews dando parabéns a Marcelo Teixeira, Laor e Modesto Roma por terem bancado Peres no Santos como funcionário com alto salário de 2005 a 2017. “Parabéns pra vocês”, dizia a mensagem.

Negociando delação?

Um membro do atual Comitê de Gestão está com um emissário negociando com jornalistas uma suposta prova de intenções mal-explicadas da atual gestão no clube. Cansado de ser maltratado e não ouvido, e ridicularizado pelo presidente e outros membros do CG, o gestor quer sair atirando.

Procurando imprensa

Esse gestor mandou um funcionário do clube, que anda grudado com ele, procurar jornalistas para vazar informações. A Coluna não foi procurada por esse intermediário, mas dois colegas jornalistas disseram que foram e acharam o papo estranho.

Grupo bombástico

Segundo esse intermediário, a prova seriam prints do grupo do Comitê de Gestão onde Peres discute estratégias do clube e de como ridicularizar e diminuir adversários e inimigos.

Isenta conselho

O intermediário garante que uma das conversas mostra claramente Peres articulando com seus colegas estratégias para ridicularizar e diminuir o Conselho Deliberativo do clube, inclusive com fake News. Esse intermediário ouviu de um jornalista, após pedir R$ 10 mil pelo vazamento, que o mesmo procurasse Marcelo Teixeira, presidente do Conselho, pois seria o único com interesse e possibilidade de pagar a quantia. Segundo esse colega de profissão, o intermediário não parecia “contar sapo” (termo para contar mentira), mas não mostrou nada das provas.

macaco1

Medo.com

Ex-membro do Comitê de Gestão de Peres e ex-candidato a presidente, Andres Rueda Garcia tem ligado a conselheiros pedindo “pelo amor de Deus” que não assinem o pedido de exclusão do quadro associativo dos 13 membros do Comitê de Gestão de Peres por Gestão Temerária, encabeçada pelo conselheiro Jairton Seixas.

Querem acabar comigo

Os argumentos de Rueda é que o requerimento, articulado por conselheiros eleitos na própria chapa dele, quer apenas retirá-lo da disputa eleitoral de 2020. A coluna estranhou o argumento já que pede a punição para todos os 13 membros do Comitê de Gestão. E Rueda finalmente assumiu sua candidatura ?

Mais que ele

Outra reclamação foi que o requerimento culpa mais ele que Pedro Doria, gestor polêmico, pelos ocorridos na gestão. A coluna leu o requerimento e não é uma verdade. O requerimento, que já consta com muitas assinaturas e será protocolado nos próximos dias, aponta que Pedro Doria assina quase todos os documentos do clube. E que Rueda apenas apontou irregularidades no Conselho ao pedir demissão do CG e não pediu punição alguma aos envolvidos.

A verdade

A verdade é que Rueda consultou advogados e se espantou com o parecer que recebeu deles quanto à boa fundamentação do requerimento e foi orientado a tomar cuidado com o andamento dele.

Reincidente

Vale lembrar que Rueda foi do CG de Modesto Roma em 2015 e de Peres em 2018, dois anos cujas contas foram reprovadas e que estão em análise interminável na Comissão de Inquérito e Sindicância.

Só vai com união?

Em um grupo de whatsapp do Santos, Andres Rueda Garcia disse que só será candidato em 2020 se “houver união de todos em prol do clube”.

Papo de sempre

Não é uma afirmação inédita. Vários candidatos a presidente do Santos sempre falaram isso ao longo da história recente do clube. De Marcelo Teixeira a José Carlos Peres.

Final de sempre

Em 2017, o próprio Rueda tinha esse mesmo papo ao idealizar a Santástica União e foi candidato mesmo sem apoio de Peres e Rollo contra Modesto Roma. É aquela conversa de todo candidato que prega união. Se se for ao redor do nome dele e do que ele determinar. Uma ideia bem imperial…

2020 é agora?

O estranho é as discussões intermináveis no whatsapp sobre o pleito de 2020. Parece que se esquecem que faltam um ano e meio para o pleito.

Lista recorde

Tanto que é recorde a lista de pré-candidatos a presidente do Santos FC, alguns assumidos outro indicados, em 2020: José Carlos Peres, Pedro Doria, Andres Rueda, Orlando Rollo, José Renato Quaresma, Matheus Rodrigues, Nabil Khaznadar, Marcelo Teixeira, Marcelo Teixeira Filho, Milton Teixeira Filho, Alexandre Santos e Silva, Valter Conde Lopes, Augustinho da Farmácia, Marcello Indio, Macedo Reis, Esmeraldo Tarquínio, Gean Marcelo  e mais alguns que devo ter esquecido.

Barbas de molho

O defensor público e conselheiro do Santos Alexandro Soares será o entrevistado no Programa “Santos Em Off no Ar”, na próxima segunda-feira, dia 24 de junho, às 9 horas, na Rádio da Vila. Muita gente vai passar o final de semana preocupado. Soares vai falar sobre futebol e estatuto. Baixe o APP da Rádio da Vila ou assista ao vivo pelo Facebook e Youtube pelas páginas da Rádio.

A conferir.

off2