Ele foi criado em São Paulo, Capital , mas pretende chegar às principais cidades do Estado e do País. O Movimento Tarifa Justa (www.tarifajusta.com.br) quer enfrentar o poder constituído, os lobistas e os exploradores e quem for considerado contra os usuários de transporte público (trens,ônibus e metrô) . A primeira batalha já aconteceu quando foi anunciado o congelamento das tarifas e, na sequência, aumentos considerados abusivos e acima da inflação.

O MTJ considera os reajustes “alta traição ao povo” e no momento de crise “injustificável”. O objetivo é conquistar um transporte com conforto, segurança, higiene e custo compatível, sem exploração. Além disso, reivindicar também mais corredores de ônibus e a ampliação da malha ferroviária e metroviária.  Sobre as dificuldades, o comando acredita que vai enfrentar forças reacionárias e uma brigada fascista. 

A organização pretende conscientizar, realizar encontros e debates e realizar protestos. O movimento é apartidário e quer contar com a participação dre movimentos populares e associações. A conferir.